terça-feira, 17 de junho de 2008

Crise de ciúmes

Acho que foi o barão de itararé quem disse “ciúmes é muito mais ma questão de amo-próprio do que do próprio amor”... pode não ter sido ele, mas a frase faz muito sentido.

Tenho pensado muito nesse assunto, por diversas questões e não só por causa da minha vida. É um tema interessante e que movimenta as emoções e eleva as vozes no ardor da discussão. O ciúmes tem diversos níveis de intensidade e acontece em todos os tipos de relacionamento.
Já passei por várias situações de ciúmes, ora como autor, ora como vítima deste sentimento e em nenhuma das situações é uma boa experiência. O mais engraçado e você ter consciência do sentimento, nos motivos e porquês daquilo, mas da mesma forma que uma erva daninha ela vai se infiltrando e corroendo nossa alegria e amor próprio. Nos achamos os piores dos piores, os mais fracos, os mais feios, os mais deselegantes, os mais sem charme, os mais dos mais dos piores. Esse é o combustível do ciúmes.
Certa vez eu me deixei levar por esse sentimento e só causei dor a mim e a outra pessoa, mas foi impossível conter a explosão que aquele sentimento causava em mim, a sensação de que se eu não extravasasse o sentimento eu explodiria de tanta dor. Depois percebi que o veneno estava exatamente em falar.
Não conheço fórmulas, mandingas, amuletos que sejam capazes de nos proteger desse sentimento. Talvez o remédio esteja em amar mais ao próximo do que a si mesmo, entender que todos são livres e que voltam por desejarem a sua pessoa, que a fidelidade é resultado da decisão e não da natureza humana e que o ciúme pode ser resolvido internamente, antes de ser derramado para magoar seu amor, seu amigo.
O ciúme é uma praga que corrói o amor próprio e prejudica o amor ao próximo e o reflexo dele ao ciumento, que pessoa em sã consciência consegue suportar tantas crises de ciúmes que colocam o amor e fidelidade à prova a todo momento. O amor deve acompanhar o respeito e a confiança. Deve-se respeitar o amor-próprio e o amor-próprio do ente amado.
Neste assunto, tenho tantas dúvidas, minhas idéias parecem desagregadas, desesperadas e ciumentas entre si.

Nenhum comentário: