terça-feira, 30 de setembro de 2008

Crise de Crise

De vez em quando eu entro numas crises de não ter crises. É fato, quando nada acontece na minha vida, gerando um aprendizado, crescimento pessoal, espiritual, financeiro, etc., entro numas crises de que a minha vida encontra-se estagnada.

De vez em quando eu entro numas crises de ter muitas crises. É fato, quando uma coisa acontece, acontece tudo de uma só vez, sem ordem, sem prioridades, trazendo muita confusão a qualquer mente ou coração despreparado.

Não é novidade que muitos suicídios são cometidos em momentos de crises intensas em todas as áreas da vida de uma pessoa, como tantos outros são cometidos pois simplesmente não se tem alguém para amar e ser amado, e logo em seguida desprezar e reclamar de não ser correspondido, de desejar a liberdade perdida, etc., é impreterivelmente assim, o ser humano: tem crises por excesso de crise ou por falta delas.

Reclamamos de tudo, sempre, pelo excesso de trabalho ou pela falta dele. Pela solidão ou pelo companheiro(a). Pela proximidade da família ou pela falta dela, pelas auto-estradas ou pelas vielas, pelo sol e pela chuva, pela serra ou pelo mar.

Todos nós desejamos um equilíbrio, é verdade, e já defendido por Aristóteles como único caminho para a felicidade, mas na prática é impossível. Além do que o morno, o bege, o meio tom, a voz mansa, a fala calma é entediante, enfadonho, insuportável até, e capaz de criar novas crises.

Todos nós precisamos de uma crise ora ou outra para oxigenar nossos corações, levar adrenalina ao nosso cérebro, claro que tudo controlável, e sem desgraças pessoais, mas no sentido de ser desafiado a ter um novo ponto de vista, um novo pensamento, sentimento, uma nova emoção e percepção da vida.

Precisamos das crises à medida que desejamos crescer. Há um provérbio que diz "Os problemas são apenas oportunidades vestidas em roupa de trabalho." E aqui, fazemos uma adaptação livre para traduzir os problemas por crises.

Mas juro que não desejo novas crises, já me bastam as atuais. Acho que estou numa crise de excesso de crises e já está mais que suficiente tentar administrar tudo isso.

Nenhum comentário: