domingo, 16 de agosto de 2009

crise do elogio

Dia desses percebi quão dificil é receber um elogio. Uma crítica é praticamente intragável, mas é necessáriom, te faz crescer, ver por outro ponto de vista, principalmente se for uma crítica construtiva, e de alguém que você confia e gosta, mas qual a função do elogio?
O elogio serve basicamente para salvar o nosso ego dos abismos da auto-estimae infla-lo. Não precisa baseiar-se em criterios objetivos e nem na verdade, pode estar fundamentada exclusivamente na vontade do outro em puxar o saco ou ganhar a confiança. Os elogios são perigosos demais e deveria ter aviso de ser utilizado com moderação.
Vivemos num país que a imagem é o alicerce de muitas carreiras, personalidades, etc. E essas pessoas vivem cercadas de pessoas que não estão interessadas em dizer a verdade, mas de dizer apenas e exclusivamente o que o "astro" quer ouvir.
Muitas carreiras, em varios níveis são destruídas por isso, pois a pessoa acredita que chegou ao topo da carreira e do conhecimento e se deixa ultrapassar por qualquer novato inexperiente e burro por simplesmente se achar inatingível e incapaz de ter novas idéias. Diz-se que o Mundo se movimenta pelas perguntas e não pelas respostas, e quando se acredita fielmente nos elogios, esquece-se fazer as perguntas.
Esse é o problema dos elogios, acreditar que você é lindo, elegante, inteligente, inatingível, um semideus e que nada poderá te tirar do olimpo.
É bom receber elogios, mas é mais importante saber lidar com isso, e sobreviver dignamente com eles. Diz um ditado que os desafetos escrevemos na areia e os amores em pedras, eu acredito que os elogios devem ser tratados como os desafetos, e serem escritos na areia, para que o mar da verdade possa limpa-los com facilidade.
No passado, tinha muita dificuldade em aceitar elogios, sempre os negava, respondendo: imagina, não sou bonito/inteligente/bom nisso ou naquilo, o fulano é mais belo/inteligente/etc do que eu. Mas aprendi que os elogios, por mais cinicos e falsos, devem ser aceitos, digeridos, e eliminados, mas nunca levados como verdade.
Reza a lenda, que Cesar tinha um funcionário ao seu lado em todos os eventos públicos em que era ovacionado pelo seu povo, que ficava ao seu lado lembrando que ele era humano, normal e valível, e que aquilo tudo era passageiro. Isso era para maner a sanidade do grande imperador. Claro, não podemos dispor de um servo tão leal, mas podemos olhar para o espelho e ter certeza, que embora sejamos especiais e únicos em nossas qualidades, também o somos em nossos defeitos.
Somos formados por uma complexidade maior do que simplesmente os elogios que recebemos e a imagem que os outros fazem de nós. E normalmente nós nâo nos conhecemos profundamente, pois gostamos de nos olhar pelas lentes dos nossos algozes elogiadores, queremos acreditar que aquilo é verdade, e esquecemos de nos aprofundar em nossas caracteriscas mais obscuras e menos elogiáveis.
Receber um elogio é ao mesmo tempo um alimentador do nosso ego, mas é sem sombra de dúvidas, um alimento traiçoeiro, que deve ser consumido com moderação, e que deveria vir com esta recomendação na embalagem, com fotos deprimentes, tal como no cigarro.
Mas por favor, elogiem o post.

3 comentários:

Tatiana T. disse...

PQP! você conseguiu traduzir em palavras exatamente como eu me sinto em relação a elogios!

Parabéns, excelente post.

(vinda diretamente do QL)

Anônimo disse...

Texto para ser elogiado com certeza!
Gosto de elogiar e não tenho vergonha de fazer isso, mas adoro receber também! Pena que poucas pessoas fazem isso com verdade.
Parabéns, belo post
(Via QL)

Unknown disse...

Concordo que é bom receber elogios, e que é muito melhor faze-los, mas com certeza não se pode transformar esse ato em algo sem significado, no elogio vazio... esse é o problema. Mas vou guardar os elogios de vocês... muito obrigado.