quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sorte na Vida

Olhando para trás, depois de tanto tempo sem escrever, percebo que tantas coisas aconteceram na minha vida e percebo que sou um cara de sorte!

A questão está em definir o que vem a ser "sorte", pois muitos consideram que ter sorte é estar ali, no lugar certo e na hora certa, mas esquecem-se de que é essencial ser a pessoa certa também, na verdade é o aspecto principal da sorte, senão vejamos, do que adianta:

*  você estar no lugar onde o possível amor da vida está, se cruzam, mas você simplesmente não está pronto?
* você trabalhar numa empresa, abrir uma vaga maravilhosa para a promoção que você sempre quis, mas não tem os requisitos para tal (não fala inglês, nã fez aquele curso essencial, não estudou aquela matéria)?
* você tem a chance de explicar acontecimentos do passado, e renovar votos do amor, mas não está preparado para dizer as verdades essenciais?

A sorte está relacionada a estar preparado, é estar aberto às novidades da vida, às oportunidades de ser aluno novamente, para apreender novos conhecimentos disponíveis no mundo.

Eu sou professor de um curso técnico e me descubro aprendendo e apreendendo a todo momento com os alunos. Estou naquele exato momento de tempo e espaço transferindo uma dose mínima de conhecimento, mas absorvendo uma quantidade muito maior... sou consumido em doses fenomenais, saio esgotado energéticamente em 4 horas de aula, mas muito do desgaste é exatamente a quantidade de energia e conhecimento que eu absorvo, e isso consome, mas vale a pena, porque é ali um dos momentos em que me preparo para a minha "sorte".

Descubro a cada esquina que a vida me faz dobrar, a cada obstáculo que preciso transpassar que eu precisava daquilo para ir adiante, para o próximo desafio, tal qual o esforço que a borboleta precisa fazer para sair do casulo, é ali que ela se prepara para ter forças para voar. A vida é assim. Você se esforça para seguir adiante, para estar no lugar certo e na hora certa, sendo a pessoa certa, obviamente.

O engraçado é que, embora eu saiba disso, eu tenho a frieza para aplicar na minha vida profissional, no lugar onde a racionalidade impera. O problema é na vida pessoal. Quantas vezes eu estive na hora certa e no lugar certo para encontrar meu grande amor, e simplesmente não era a pessoa certa. Talvez tenha deixado a sorte passar em diversas oportunidades. Talvez todos esses momentos tenham sido simples preparação para este momento, e talvez este momento seja a preparação para o próximo.

A questão está em definir o que deixará por governar a vida: a ansiedade pelo futuro perfeito que pode se apresentar ou viver o presente em toda a sua plenitude, aceitando que a perfeição da vida é a imperfeiçao do agora.

Ter sorte é estar preparado agora para que a promoção ocorra e que o amor venha. É aprender com os erros e crescer para o futuro. É olhar em frente, sempre. Viver o momento intensamente. Guardar as lições no coração como lições apreendidas.

Os outros me chamam de sortudo, eu me considero vivido mas com muitas lições a aprender.

Um comentário:

Cris disse...

A sorte acompanha aqueles que acreditam nela e fazem por onde ela acontecer... mas nem sempre somos poli-tarefas e conseguimos favorecer a sorte em todos os campos da vida!

Abs!
Cris
http://discoteca70.blogspot.com/