sábado, 17 de setembro de 2011

Onde você quer estar?


De acordo com a Madonna, não há mais tempo a perder, que é preciso decidir se você quer ficar no backstage ou se quer ser a estrela. Em Beats Go On, ela define a necessidade das pessoas em tomarem conta do rumo de sua própria vida. Basicamente não adianta esperar que os outros tomem as atitudes em seu nome, ou você vai e age ou então para de reclamar de que nada acontece.

Essa temática esta presente em algumas músicas da Madonna na era pós Cabala, mas também em outros artistas, e aqui só para mencionar uma das minhas músicas prediletas, Roxette, em Listen To Your Heart, diz que é preciso escutar o seu coração (aqui visto como seu sexto-sentido), antes que ele parta. É preciso tomar atitude, não ter medo de ser o que se quer ser ou se pode perder a chance de ser feliz.

Em regra temos muito medo de sermos o que realmente somos, e acabamos usando diversas máscaras, no trabalho, na família, na rua, no namoro. Deixamos de assumir o controle de nossas decisões porque isso pode não pegar bem, a sociedade pode não gostar, etc. É claro, isso faz muito sentido, quando você olha em volta e percebe quão hipócrita é a sociedade em que vivemos, que tem fama de liberal, com mulheres nuas no carnaval, mas que no fundo tem a festa pagã como um sopro de liberdade em nossa imaculada cultura repressora.

Queremos ser elegantes, cultos e modernos que nem alguns povos do chamado primeiro mundo, mas nos igualamos às tribos localizados nos lugares mais longínquos do mundo. Talvez até mesmo mais reprimidos.

Quando penso que é preciso escolher querer estar no backstage ou na frente é necessário saber que estar na frente é estar pronto para ser ponto de inveja, intrigas, fofocas. É preciso ter força para suportar uma sociedade como a nossa, em que o sucesso e o dinheiro é visto quase que como uma praga, é quase um crime, imposto por uma culpa católica histórica e quase histérica.

Quando escolhi sair do backstage, algum tempo atrás precisei aprender a lidar com uma timidez enorme, e romper com a culpa contrária ao sucesso, pois  lá não é o lugar de estar para as almas boas que tem lugar garantido no céu, diz a religião. É óbvio que a busca para tornar-se uma estrela deve ser baseada em princípios éticos fortes, chegando ao sucesso por méritos próprios e não passando por cima dos outros, mas não pode ser considerada como um castigo. Basta que tenha sido feita a escolha por estar em destaque. Mas e você, onde quer estar?

Um comentário:

Daniela Petty disse...

Muito legal!
Quando as vitórias são legítimas, elas devem ser comemoradas... Envergonhar-se delas não faz sentido...
Aquela história do camelo, do buraco de agulha... é só um blá-blá-blá para controlar o impulso vital que temos de querer ser o mais feliz que podemos ser!