sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Acabou 2013 - Uma análise e as metas de 2014

Hoje é o último dia útil de 2013, pelo menos para mim, que terei 4 dias de férias nas frias terras Chilenas, com muito vinho e boa comida.

Esse foi um ano peculiar, intenso e nada quieto.... foram tantas as mudanças que fica difícil enumerar todas elas.... mas de forma resumida: mudei de emprego, vendi apartamento, comprei apartamento, conheci gente nova, me afastei de gente antiga, reaproximei de gente mais antiga, vi casar quem nunca imaginei, fui a lugares que sempre sonhei, sonhei com lugares em que nunca fui, sorri um bocado, chorei um pouco (DNA forte esse viu), tive algumas conversas importantes e honestas, derrubei barreiras, me protegi um bocado e me desprotegi para quem valia a pena. Enfrentei desafios que não achei ser capaz de superar, e venci. Alguns eu achei que seriam melhores, mas OK, não sou perfeito e não me deixaram tão empolgados quanto imaginei. Fiz amigos, e perdi amizades. Fui honesto (e como fui), mas também deixei de falar algumas verdades, porque não quis estar só com a razão por todo o momento.

Esse ano viajei um bocado, RJ, POA, NYC, BAs, shows de vários tipos, abandonei meu curso de teatro, onde conheci pessoas com almas tão claras que sou incapaz de defini-las e quiçá de atingir o mesmo nível de evolução. Vi minha sobrinha fazer 15 anos, e percebi que o tempo passa rápido demais, mais rápido do que eu posso acompanhar, e que há coisas que valem mais a pena do que outras.

2013 será um ano histórico na minha vida, pela sua intensidade, pelas mudanças, pelas decisões, pelas definições, pelas escolhas. Engraçado que no começo do ano ouvi que esse seria um ano de finalizações e de novos caminhos... e depois de tudo que aconteceu... foi mesmo...e saio de alma lavada por tudo que fiz e vivi. Não sou dos que se arrependem pelo que fez, eventualmente me arrependo pelo que deixou de fazer (embora isso não aconteça com frequência, porque eu faço o que eu tenho vontade, coragem e capacidade), então acredito que foi um ano pleno.

2013 foi o ano que, apesar da minha total incapacidade gerencial de amizades (meus amigos sabem que sou relapso com datas e ligações e me perdoam por isso), consolidei amigos de fazer inveja aos mais populares das redes sociais. Não me importa o tamanho do barco mas o movimento do oceano....assim é a amizade.

2014 promete ser um grande ano, com tanta ou mais emoção, com novas viagens, oportunidades, mudanças, concretizações, e realizações de sonhos. Nesse ano coloquei como metas não mais emagrecer ou enriquecer, mas mudar posturas diante da vida: sustentabilidade é meu lema para 2014. Isso guiará minhas escolhas. Não é coleta seletiva de lixo. Não é respeitar rodízio. É mais. É consumo consciente. É ação consciente.  Não é fácil, não é zona de conforto, mas eu gosto disso. E você, qual o seu objetivo? Qual o se lema?

Nenhum comentário: