sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crise de Previsões

Os seres humanos gostam de poder prever o futuro e para isso usamos de diversos oráculos. Ora interpretamos nossos sonhos, usamos o tarot, runas, horóscopo, quiromancia, leitura do café, do chá entre tantas outras possibilisades para tentarmos entender os próximos passos que devemos tomar e o porque dos acontecimentos que nos cercam.
Dizem alguns historiadores que Deus não existe e que foi criado pelos homens para explicar o desconhecido, e que será substituído pela ciência de acordo com a sua evolução e sua racionalidade. Acho um pouco radical essa posição. Já presenciei inexplicáveis situações que a ciência não tem como conceituar em seus paradigmas.
A nossa necessidade de entender nosso futuro está intimamente ligado à nossa necessidade de controlar as situações e os nossos próximos passos. Como saber se determinada decisão é a correta ou não, a que nos trará o melhor caminho para o sucesso (pessoal, amoroso, profissional, etc)? Não há respostas fixas. Nem mesmo o melhor dos sábios poderá nos dizer qual a melhor possibilidade, apenas nos indicar um possível melhor caminho de acordo com experiências e conceitos humano.
O conhecimento formal apenas torna mais complexa as escolhas, já que a consciência dos reflexos destas traz mais pressão sobre todas as decisões, além de nos proporcionar mais decisões a serem tomadas. A grande massa populacional, já denominada de massa de manobra, não pode escolher muitas coisas, não sabe se quer escolher se deseja ou não mais um herdeiro ou mesmo em quem votará (já que num país miserável em educação como o nosso a grande maioria comercializa seu voto por um troco que mate a sua fome), e sem escolher não sofre.
Mas aos mais simples também é permitida a utilização das artes do ocultimo, muito mais sujeito ao charlatanismo do que ciência efetiva, para o campo que lhe é deixado para escolher.
Os ricos, pobres, cientistas e religiosos, idosos ou crianças, todos desejam a sua maneira uma fórmula para a correta decisão, para a solução do que lhe aflige. Todos querem controlar seu presente para um futuro certo. A questão está em qual o limite que você deixa para as surpresas da vida.
Acredito que muito de nossa vida já está escrita, pelo que vivemos e escolhemos e o que os outros fizeram em nosso nome, e acredito em destino...Já dizia o Mago: Maktub!
Então, paremos de sofrer com nossas escolhas, pois muitas de nossas opções já foram escolhidas por nossas circunstâncias e não temos muito mais o que fazer.
Maktub!

Nenhum comentário: