domingo, 7 de março de 2010

Crise de Efemeridade

Ontem em uma viagem rápida pelo interior de SP, num dia de chuvas muito fortes encontrei muitos acidentes no meio do caminho, e dirigindo solitariamente pela Bandeirantes, fiquei pensando quão importante um milésimo de segundos pode ser importante na nossa vida. Um momento efêmero com um resultado impactante ao resto da vida.

Um acidente é o encontro desastroso entre duas situações que mudam o rumo dos destinos, pelo menos a via desejada. Ali, naquele momento fugaz nos vemos diante de uma situação que unca imaginamos ou desejamos em nossas vidas e precisamos, de alguma forma minimamente racional lidar com isso, como agir racionalmente e sem desesperar-se com os novos acontecimentos.

Alguns acidentes tem capacidade de impactar de tal forma a vida das pessoas que seus efeitos são devastadores na alma humana, com possibilidade de nunca mais ser recuperado, provocando um vazio no coração dos sobreviventes que nada, além do tempo, poderá ajudar a sorrir novamente.

Outros acidentes, embora tenham a importância de gravidade de causar transtorno, um certo prejuízo financeiro, trabalho, perda de tempo, serve para nos provar que não temos o dominio pleno de nossos caminhos, que as nossas decisões estão limitadas as opções apresentadas, e que ali, no percurso, teremos de nos deparar com uma situação totalmente independente de nosso livre arbitrio. Somos e seremos sempre vítimas do acaso, do destino que se apresenta naquele milionésimo de segundo em que as rédeas da vida se soltaram de nossas vidas.

Os acidentes mostram como as pessoas são em sua essencia. Diz-se que se conhece a educação de uma pessoa pelo jeito que ela trata o garçom, eu acredito que se conheça a alma da pessoa quando você a vê diante do inesperado. Ali, é exposto a sua essência, os seus sentimentos mais animalescos reprimidos pelas regras sociais. É ali, naquele momento, que não tem a duração da eternidade, nem a desimportância dos momentos importantes da história mundial que é mostrada a nossa decendência. Ali reencontramos nossos ancestrais não signatários de contratos sociais com Estados de Direito e demonstramos que a nossa civilidade nada mais é do que representação mal feita do que efetivamente uma questão genética.

Aquele momento pode fazer com os caminhos sejam alçados à felicidade ou jogadas á escuridão. A questão que tem me pertubado esse fim de semana, é como um acontecimento efemero pode mudar nossos destinos, desejos, anseios, tirar nosso sorriso do rosto e fazer jorrar uma cachoeira de lágrimas de nossos olhos expressando o desespero que nossos corações ficaram.

Os acidentes a sua efemeridades existem para nos provar que não temos controle de nossas vidas, e que apesar de tudo, somos pessoas com sentimentos, dos mais profundos, e que apesar do desespero que fere nossas almas, ainda teremos um pouco de dignidade ao deitarmos em nossas camas para descansar.

Um comentário:

Anônimo disse...

que reflexão interessante! tbm acredito que a verdadeira essencia da pessoa se mostra quando está numa situação-limite; o caráter muitas vezes se manifesta numa situação dessas...
e tbm sobre destino e tal...acho que somos frágeis mesmo com relação à vida e a continuidade dela...temos que aproveitar a cada momento - "CARPE DIEM" :)