quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Cultura da Desculpa

É normal, no Brasil e em países de cultura predominantemente católicos, colocarmos a culpa dos acontecimentos nos outros, gerando sempre desculpas que nos absolvem de nossos atos e evita punições. 

Estamos em pleno julgamento do caso Carandiru, com uma velocidade enorme de 20 anos para ser julgado, e ouvimos do Governador da época que embora ele não tenha dado a ordem, teria feito, com a desculpa que nada mais era possível em termos de negociação. Talvez ele esteja certo, talvez não. E não considero que quem estivesse lá fosse bonzinho, inocente ou coisa do tipo, mas o ponto é: a desculpa pelo ato é o público que estava lá dentro. Não assume a culpa que houve excessos e ordem para matar.

Ok, esse é um tema muito delicado, não tenho acesso as provas, nem estava la. Vamos reduzir o escopo então. Atentado em Boston. O Governo Americano não se desculpou pelo ocorrido. Ele agiu. Viu que há erros, que precisa reforçar a segurança, e prestou solidariedade às vítimas com eficiência e competência. Há mais os americanos não são comparáveis, são hipócritas, uma sociedade decadente, um império em ruínas odiado por diversas culturas. Ok, vamos reduzir o escopo novamente.

Normalmente no Brasil nós colocamos a culpa pela nossa pobreza porque Deus quis. Que nossos políticos são corruptos, porque os partidos permitem isso. Que nossa carreira não progride porque o chefe nos persegue.

Em outros países, se você é rico, e normalmente é possível ter uma confortável vida como fruto do seu trabalho, não há culpa nisso, nem há também uma superexposição dessa condição. Você apenas usufrui do conforto que lhe é permitido pagar. Se você é pobre há, em sua grande maioria das vezes, a oportunidade de mobilidade social, mas a culpa não é de Deus, mas talvez do sistema, do capitalismo, da educação, etc., mas o que importa é que eles não ficam se lamentando, trabalham para mudar.

Os nossos políticos não são corruptos por culpa dos partidos. O Feliciano, Maluf, José Dirceu, Lula, Tiririca estão no Poder, representando o povo, não porque os partidos quiseram assim mas porque o povo, sim meu caro, você mesmo, votou nesses caras. Não adianta culpar alguém para ter direito à desculpa de ser representado por esses caras em Brasilia, ou nos paços Estaduais ou Municipais. Para de pedir desculpas e assuma sua responsabilidade. Vote Limpo.

Sua carreira não progride, a empresa não paga seus treinamentos? Já avaliou se você está fazendo certo? Se você tem o perfil da empresa e da profissão? E se sim, o que falta? Estudar inglês, fazer uma pós, MBA, etc., isso não é responsabilidade da empresa, isso é sua responsabilidade.

Você está com saudades de alguém? Ligue. Mande SMS, e-mail, fumaça... mas para de desculpar-se pela falta de tempo... talvez haja falta de interesse mesmo.... assuma isso. Há momentos em que as agendas são difíceis, há incompatibilidade de horários, fuso horário diferentes, mas nada que o whatsapp ou skype não resolva... até o Facebook tem chat com câmera. Então dá para ver, falar, contar as novidades.

Brigou com alguém e quer desculpas? Porque não dar o primeiro passo? Está apaixonado? Porque não se declarar? Quer um novo emprego, procure! Uma promoção, trabalhe. Um país decente, vote limpo, seja voluntário, não jogue lixo na rua, não corrompa nem permita ser corrompido, não fure fila... mas pelo amor de Deus não peça desculpas por morar num país sujo (na rua e no Congresso). Se por algum motivo a sua culpa deve valer para algo é para mudar....

Na minha academia tem uma menina que é cega... ela tinha todos os motivos para desculpar-se e culpar-se por sua suposta "condição especial".... mas não, é uma menina como outra qualquer na sua idade e que é vaidosa, quer ser saudável... e o mais incrível é que apesar de já fazer uns dias que a encontrava, apenas semana passada percebi que sua diferença, até aquele dia, apenas tinha visto uma menina com um sorriso no rosto que contagiava. Ela não usou a desculpas.


Michael Jackson foi muito feliz na música Man in the mirror, quando diz para olhar-se no espelho e tomar a atitude para mudar o mundo.

(http://youtu.be/YJsxtJEy87Q#aid=P7_Z6dnq1aA)

Nenhum comentário: