segunda-feira, 22 de abril de 2013

Amor à Primeira Vista

Será que existe AMOR à primeira vista?

Não o de pai, mãe, irmão e da família, a quem amamos, na maioria das vezes, a partir do primeiro suspiro, embora às vezes com uma intensidade reversa, com drama, charme, e afins... é um AMOR incondicional.

Não to falando, tampouco, do AMOR por amigos de quem você descobre uma identidade imediata, um gosto parecido, uma atividade em comum, e que conforme você vai conhecendo, e mesmo os seus defeitos, vai amando mais.... atura as birras, se desentende, mas mesmo assim ama, sem medo e sem interesse de nada além da amizade e companheirismo...

Tampouco estou falando de paixão e tesão, daqueles que se desgastam após a primeira manhã acordada juntos, antes do café da manhã, ou mesmo do check-out do motel barato. 

O que me importa e interessa agora é outra coisa... é AMOR  daqueles que te fazem brilhar o olho na primeira cruzada, que te faz estremecer de sentir a primeira fragrância, te arrepia ao primeiro toque... e que mesmo assim você não quer acabar com isso na cama, não como fim, mas como uma consequência que acontecerá naturalmente em algum momento. 

AMOR à Primeira Vista é aquele sentimento que vem sem hora, endereço, adereço ou requisição...é aquele querer bem instantâneo, de quem nem sabe o nome, é a falta de ar e taquicardia imediatas, é rezar para que aquele segundo se prorrogue por toda a eternidade.

Alguns poetas já trataram desses amores à primeira vista. Outros autores transformaram-no em comédia ou dramas. Romeu e Julieta (W. Shakespeare) tem todo o seu romance traçados a partir de uma festa, um olhar, e talvez seja a melhor definição desse tipo de AMOR  e foi brilhante nisso, embora precise confessar que até algum tempo atrás seria incapaz de defender Romeu e Julieta.... que aliás achava um romance adolescente sem conexão com a realidade, de inocência pueril inexistente nos dias de hoje.

Amar é insensato, é fora da lógica, é irracional, porque se fosse diferente não seria AMOR  poderia ser um relacionamento por interesse, uma paixão lógica, uma relação profissional... mas não o AMOR. Descrever o AMOR à primeira vista é quase impossível sem a poesia. Carlos Drummond de Andrade já disse que "Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o AMOR foge de todas as explicações possíveis"... assim é o AMOR de primeira vista: sem explicações.

Amar não é para profissionais, pelo contrário, necessita de uma boa dose de inocência e de fé. De dar-se oportunidade, de permitir-se ficar indefeso, e mesmo assim estar feliz com a vulnerabilidade. 

Amar à primeira vista necessita de.... não precisa de nada, apenas de um coração aberto, da chance e da pessoa certa... e dar oportunidade à felicidade. AMAR à primeira vista é dar a chance de inesperadamente ser feliz.

Nenhum comentário: