sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Crise Ecológica

Nunca fui um grande ecologista, defensor dos indígenas, contrário ao aquecimento global, defensos da camada de ozônio. Gosto de alguns banhos demorados, gosto de andar de carro, gosto de fast food e dos confortos da vida moderna! Contudo, tenho vivido com algumas regras de sustentabilidade, a empresa que eu trabalho tem essa política, não imprimo tudo que vejo pela frente, meu carro é flex, e assim caminha a humanidade.
Mas essa semana vi alguns trechos das reportagens especiais da Globo relacionadas ao desmatamento da amazônia, a terra na mão de grilheiros, a transamazônica, as queimadas. Tud bem que a Globo tem interesses por conta do movimento liderado por alguns artistas que estiveram lá gravando uma minissérie, etc., mas realmente as cenas são impressionantes.
O ponto que quero chegar é o seguinte. Vivemos num circo. Era para existir um sistema eficiente de monitoramento da Floresta, com equipamentos caríssimos, satélites exclusivos, e toda tecnologia de ponta que o dinheiro que não foi desviados pelos nossos congressistas é capaz de comprar. Imagino que boa parte disso tudo deve estar estragando em algum depósito ou então foi desviado, roubado, destruído.
Esse caos no mato é reflexo do caos no cerrado. Não seria diferente por termos um governo incompetente que comemora a subida de poucos milésimos no IDC (reflexo de ajustes naturais e não de uma ação social), que aplica 8 bilhões de reais num pacote social ineficiente e claramente eleitoreiro, que faz acordos milionários para manter a CPMF e arrecadar mais 38 bilhões de reais anuais mesmo tendo uma previsão de 570 bilhões de reais só no governo federal em impostos.
Pois bem, valores enormes e pouca eficiência e eficácia do governo. Clarro, nossa arrecadação é menor que a do nosso chefe rico (EUA), mas mesmo assim um budget considerável, que daria para trabalhar muito bem, se não tivéssemos o aumento absurdo em gastos públicos com funcionalismo não qualificado (cargos de confiança), propinas, acordos para aprovações de leis, cartões de crédito, etc.
Se o dinheiro fosse corretamente aplicado, teríamos saúde, educação, segurança, e uma floresta extremamente importante para todo o ecossistema do mundo monitorado e efetivamente protegido.
Os países desenvolvidos já acabaram com suas florestas e a biodiversidade existente, mas devemos aprender com esses erros e melhorarmos nossa eficiência econômica combinada com um clima ecologicamante equilibrado.
Mas nesse carnaval constante que vivemos acho improvável que isso aconteça e continuaremos nos acostumando com notícias que a nossa Amazônia está cada dia menor e isso me preocupa, de verdade. mesmo não sendo um ecologista engajado, me preocupo com a minha saúde e com a do mundo em que vivo.

Nenhum comentário: