domingo, 24 de agosto de 2008

Crise Judiciária

Dias atrás perdi um processo que tinha um advogado conhecido tomando conta. Não é a primeira vez que isso acontece, mas houve perdas por decisões judiciais e que não cabiam a nós recorrer. Este último caso, foi descaso mesmo. Explico.
Eu ingressei contra uma empresa que trabalhei pois eu fui explorado e saí por falta de pagamento de salário e despesas, e nada mais justo que cobrar. Na 1ª audiência cheguei atrasado por conta do trânsito e do exôdo urbano diário agravado por um acidente numa das principais vias da cidade. Foi marcada nova audiência, e embora eu tivesse enviado número de celular e ele ter acesso aos meus e-mails, endereço, etc., ele esqueceu de avisar-me sobre a audiência, e marcar o horário para que pudéssemos nos encontrar e ajustar os últimos detalhes. Ele não o fez pois esqueceu de anotar meu novo número de celular.
Resultado para mim: prejuízo.
Resultado para ele: nenhum, exceto que é um profissional que não indico a qualquer amigo ou inimigo, e que se souber de alguma oportunidade de trabalho não é a pessoa que será indicada.
É claro que esse momento seria interessante receber os meus direitos, mas não receberei, e com certeza recuperarei isso em pouco tempo, não é disso que minha vida se tornará uma catástrofe financeira... é claro que dinheiro a mais nunca é mal, mas eu supero... o que não sei se acontecerá com ele, pelo simples motivo que a falta de habilidade profissional o fará perder a confiança de clientes, e numa profissão super disputada isso será um degrau a mais para descer.
Realmente gostaria que ele e recuperasse disso, e aprendesse com esse erro, nada de errar o mesmo erro duas vezes, pois a primeira vez é humano, a segunda é burrice.
O problema dos profissionais atuais é que eles não aprendem com seus erros, não se empenham em melhorar, estão todos em inércia constante, principalmente a carreira jurídica, recheada e povoada de profissionais incompetentes.
Vejo muitos colegas reclamando da qualidade salarial da carreira, da falta de oportunidades, de marasmo profissional, mas nenhum deles têm objetivos definidos, não sabem o que querem, nem onde querem estar... o não saber como chegar é normal, mas sem os meios pode se chegar ao fim, mas nada adianta ter os meios e não um ponto de chegada... a falta de objetivos transforma os formandos atuais em pessoas e profissionais cretinos que vemos as consultorias de RH recheadas por ae.
Esses profissionais deveriam aproveitar esse exodo urbano todo e se juntar para ir a lugar algum, mas longe de mim. Sério, me irrita burrice e incompetência. Nada pior que isso. Outros defeitos podem ser corrigidos, mas esses não. é natural, é genético, é cultural, é intrínseco à alma profissional e pessoal das pessoas, lutar contra isso é a piracema do ser humano, alguns podem conseguir, mas muitos ficarão pelo caminho derrubados pela seleção natural.
Perdi o processo pois não fui na audiência no processo que promovi. Perdeu a justiça que não pôde fazer a empresa pagar pelo seu abuso do poder econômico. Ganhou a empresa, que saiu impune, mais uma vez, pelo que fez aos seus funcionários.
Que tudo encontre a ordem natural do mundo, e seja feita a justiça.

Nenhum comentário: