domingo, 15 de fevereiro de 2009

Crise de Timidez

Certa vez, num passado distante, numa terra muito, muito lonfge, eu era timido, daqueles que travavam diante de uma pessoa desconhecida, de uma novidade, que seria incapaz de fazer uma apresentação pública, com medo de ter os meus possíveis erros apontados em todos os registros para o resto da humanidade, provando a minha imperfeição.

Pois é... em um determinado momento eu precisei enfrentar isso, assim que comecei a trabalhar e foi um dia, que até hoje faz parte da minha memória sentimental e mudou meu jeito de ser.

Certa vez alguém escreveu ou falou que o tímido é aquele que se acha o centro do mundo, para que todos prestem atenção em seus atos e erros e se lembrem para sempre da gafe.

Pois é, as pessoas até podem fazer isso no momento, rir da desgraça alheia é tão humano quanto o polegar. Isso nos diferencia do resto dos animais, mas isso não quer dizer que será lembrado eternamente.

Os humanos erram, e aprendem com isso, evoluem, se tornem melhores (ou piores), mas determinados fatos não coroam as mentes alheias. Claro, quem apanha lembra muito mais quem bateu, mas devemos dar menos importância aos outros e mais a nós mesmos. Deve haver mais amor próprio do que amor ao próximo... sim, é egoísta, mas é o que garante a nossa sobrevivência no mundo.

Se você quer dançar sem saber dançar, dance, não ligue para a opinião alheia, que não serve de nada. Fazer o que se deseja está muito próximo ao CARPE DIEM, pois aproveitar o dia é fazer o que se gosta, o que proporciona prazer, o que faz bem...

A timidez não pode ser um freio no desenvolvimento social de ninguém... você é o que é, meio torto, meio gordo, meio reto, meio magro, dedos desproporcionais, braços longos, perna fina, etc., pode cair num palco, torpeçar na rua, errar um texto, falar inglês errado, mas vai deixar de sobreviver por causa disso? Perder oportunidades pois os outros podem, imaginando a sua importância no mundo deles, rir porque você gaguejou, enquanto eles nem tiveram coragem de tentar?

As pessoas gostam de apontar os erros pois é um jeito de diminuirem aqueles que tiveram a "ousadia" de fazer o que eles não tiveram.

Timidez e medo, assim como todos os demais sentimentos, são importantes como freio moral mas devem ser usados com moderação.

Aristóteles, em ética a nicômaco, já dizia isso, o equilíbrio é essencial à humanidade para atingir a felicidade.

Então a timidez, como tudo, deve ser usado com moderação... eu ultrapassei essa fase, e certamente sou mais feliz hoje, embora, para algumas coisas meu freio moral funcione e me retrai um pouco, mas uma vida é muito pouco para se livrar de tudo!

4 comentários:

Unknown disse...

Timidez é algo complicado...e causa comentários indesejados....

Conheço pessosas que já foram taxados como insuportáveis, mal educados,"fechados", sendo que na verdade são pessoas bacanas, contudo retraídas.

Bom...na verdade as pessoas gostam muito de julgar as outras sem a conhecerem.

Eu mesmo sou a prova viva deste assunto....digamos que sou oito ou oitenta. Melhor dizendo, depende muito do momento que estou vivendo.

Sempre fui uma pessoa que penso muito ao dar um passo, mas,quando penso demais....ai entra em campo a minha timidez.

Isso me atrapalha um pouco, mas trabalho muuto o assunto e acredito que já melhorei bastante. Principalmente depois que comecei a colocar em prática o CARPE DIEM.

É notório que um pouco de timidez não faz a mal a ninguem e ainda tem o seu charme.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sabe...pensando melhor....faltou alguns pontos importantes, este me vieram na mente no caminho de casa até o escritório.

Será que a timidez é uma crise??? ou é seria um modo de expressão.
Concordo que este não seria a melhor forma de expressar, afinal o mesmo só mostra a forma retraída da pessoa.
O grande problema, é que com a retração, as pessoas podem acabar peredando coisas importantes, como por exemplo:- oporetunidades de trabalho, amores Ahhh os amores...este eu posso dizer em causa prórpia, se eu tivesse me entregado antes, eu acho que muita coisa seria diferente...e é neste ponto que eu acredito fielmente no CARPE DIEM....VIVER O HOJE, afinal, ninguem sabe o dia de amanha...
Hoje, por experiencia própria, tenho a certeza que já melhorei muito e a cada dia melhoro mais, digo o que penso, se eu amo eu amo, se eu não quero não quero. A pessoa fehcada que existia em mim, esta ficando para trás.

Abraço!!!!

Anônimo disse...

Ola Homem de 30 anos. Tudo bem com você? espero que sim. Inicialmente, fiquei muito surpreso e agradecido pela preocupação e atenção do artigo "Crise de Inspiração". Realmente o que você disse,você despertou o que tenho de melhor. Amor realmente ao mesmo que pode cegar, faz com que nos impulsionemos mais um pouco na nossa Caminhada pelo aperfeiçoamento humano.
Assim, como, escrevo, com muita satisfação e amor, para dizer que deu tudo certo entre eu e Marcela. Meu nome é Flávio. e amanhã iremos viajar até Fortaleza, meus pais moram lá e assim eles também a conheceram. se bem que já envie fotos dela e além de sempre falar bem dela, eles já a aceitaram muito bem. agora só a apresentação. Eu mesmo com 27 anos, continuo ansioso toda vez que apresento alguém aos meus pais. Porém, por já ser independente, não vejo motivos para ficar nervoso. rs.
Assim, como você escreveu, que maracarmos nosso casamento, você já estará convidado. Mas ainda há muita história para ser contada.
Percebi que você normalmente escreve em estrofes e em um contexto geral parece um texto poético, só que com críticas e pensamentos bem elaborados. Continue esse belo trabalho.
Bom carnaval e boa sorte na sua vida.

Abraços

Flávio