domingo, 5 de abril de 2009

Crise de Armário

Conversando com uma amiga, a quem eu devia um café e que paguei com cerveja, conversávamos sobre os armários de nossas vidas, e vim pensando nisso. Precisamos mesmo escancarar nossos armários, abrir as caixas de pandora que todos temos dentro de nós para todos? Isso realmente é necessário?
Por que precisamos dar tanta satisfação de nossa felicidade, e consequente tristeza, a todos? A sociedade não é responsável por elas, principalmente pela nossa felicidade, mas tem alto percentual de responsabilidade em nossas tristezas.
Precisamos justificar nossos passos, e não simplesmente sermos nós. Há uma necessidade, em tempos de liberdade de expressão que sejam assumidas determinadas posições para que simplesmente possamos ser rotulados, etiquetados e assim viver à margem da sociedade.
Ou você se encaixa, ou não. simples. As variações em escla de cinza simplesmente não são aceitas, e por isso mesmo as pessoas exigem que mostremos nossos armários. Nossos segredos, nossas experiências particulares, os livros que lemos, os filmes que vimos, e as músicas que escutamos e que nos mudaramm todos querem ter acesso a eles.
Por que ter acesso a isso tudo? Não é pior saber tudo? Há certas informações que são sabidas, e que não precisam ser ditas e/ou ouvidas, pois provocam um turbilhão de sentimentos, principalmente a quem houve, pois sempre imaginamos que a dor alheia é insuportável, mas esquecemos que nosso organismo tem mecanismos automáticos para diminuir a dor.
Queremos fuçar as gavetas alheias e os cadáveres pindurados nos cabides dos armários dos que nos cercam para julgar diante da nossa bagagem pessoal. Por menos pré-conceituoso que seja, a pessoa sempre fará seu julgamento baseado na experiência pessoal, e não na do personagem analisado.
Queremos que as pessoas se assumam gays, country, roqueiras, "axezeiras", forrozeiras e assim por diante. Mas esquecemos que podemos ser tudo isso e mais, ou menos, dependendo da pessoa. Sâo Paulo, como uma metrópole mundial ainda nos permite um pouco de privacidade, e que você vista diversas máscaras, dependendo do ambiente alheio, e por serem muitos os armários a serem fuçados, é possível que o seu seja esquecido pela grande massa, mas nunca deixará de sofrer tentativas de abertura.
Todos querem que o próximo saia do armário, mas querem acompanhar isso, sentados confortavelmente dentro do próprio armário, trancado a 7 chaves, para não receberem qualquer respingo dos armários escancarados alheios.
E então me pergunto, você já saiu do seu armário?

2 comentários:

Marcio disse...

Ola.
Desde o momento que criaram a liberdade de expressão e principalmente a internet uma das portas do armário se abriu.
Com chegada do orkut, msn, skype....outra porta do armário também se abriu, digamos que ela se escancarou.
Agora as gavetas depende da vontade de cada um...rsrsrs.

Bj

Cris disse...

Oi!
Concordo com vc. E completo, se me permite: eliminar os rótulos da ignorância requer tempo e muita sabedoria. É um exercício diário e constante para sermos pessoas melhores, não para a sociedade, mas em relação a nós mesmos.

ADENDO: "Conversando com uma amiga, a quem eu devia um café e que paguei com cerveja..." (percebo uma semelhança, rsrssr)