quinta-feira, 16 de julho de 2009

Crise de Férias

É interessante a sensação de estar em férias enquanto estão todos os demais estão trabalhando. Normalmente não desligo tão facilmente das coisas de trabalho, mas é um exercício interessante tentar se desligar das coisas de trabalho e da vida cotidiana... o rodo cotidiano, de acordo com o Rappa.
Férias servem, segundo os especialistas, para se recarregar as energias. 30 dias de descanso para suportar os outros 335 dias em que se trabalha 12 horas por dia. Para Domenico Demasi é um momento de criatividade, pois só no ócio se é capaz de relaxar, pensar, repensar, deixar os sonhos voarem, os neuronios exercitarem suas conexões menos utilizadas, é quando podemos pegar as estradas vicinais do pensamento e encontrar novas soluções para velhos momentos.
Fazia um tempo que não tirava férias, pois quando estava no momento de tirar férias, mudei de emprego e não tive direito ao merecido descanso. Logo, como os demais mortais não pude descansar, e passei um ano intenso desbravando novos horizontes na empresa. Chega o momento de descansar, mas devido à gripe, não posso ir à Argentina, EUA ou Europa, e ultimamente nem a Porto Alegre, pois corre-se sérios riscos.
Não posso viajar por motivos pessoais, estou num momento de transição para um novo patamar, para um novo desafio, e estou investindo forte nisso. Todas as minhas energias e economias estão direcionadas a esse aspecto.
Mas férias é mais do que esbaldar-se em um resort maravilhoso no Caribe (o que eu gostaria muito de poder fazer), é um momento de descansar a cabeça, renovar o espírito, deixar a mente nos levar por direções desconhecidas, viajar mesmo que seja sem pegar o passaporte ou cruzar as fronteiras da cidade.
Férias, é momento de prazer pessoal e descompromissado, de internar-se vendo todos os filmes da temporada, colocar os DVDS em dia, a leitura em ordem. É momento de amar-se mais do que responder os emails de trabalho. É momento de fazer coisas para contar aos netos, é momento do prazer descompromissado.

Nenhum comentário: