sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Crise da Partida

Hoje começarei o Post de forma diferente, com uma citação de Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
O mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, as saudades. (...)”


Em diversos momentos da vida, precisamos nos despedir do presente, e dar um passo ao futuro. A decisão da partida não é fácil, sair da zona de conforto, das amizades contruídas, do relacionamento interpessoal, das funções e ações já conhecidas.

Despedir-se, dar adeus, um até logo seria dificil pelo simples fato de ter de abrir mão das coisas já conhecidas, mesmo quando não são tão boas assim, mas o organismo, a mente, o espírito já estavam prontos para aguentar o tranco.

Soma-se a isso o medo do desconhecido. Não conhecer os novos medos, os novos desafios, as pessoas em que conviveremos, o abismo que pode se apresentar a cada passo, a possibilidade de erro a cada gesto e palavra, ser analisado friamente pelos novos convíves, construir todos os relacionamentos do zero novamente.

Isso torna qualquer despedida muito mais complicada do que se pode supor, e isso ocorre desde o momento da decisão de partir a até o momento em que a saída ocorre efetivamente. Hoje a minha despedida é profissional, mas acontece em diversar situações: amoroso, afetivo, pessoal, familiar, etc. Mas um dia precisamos finalizar os nossos projetos para dar espaço às novas oportunidades!

Hoje dou um passo em direção ao desconhecido, tenho em mim uma mistura da tristeza da saída, e a alegria do desconhecido, a emoção por novos desafios, por jogar-me do avião de para-quedas, sem saber a altitude ou sem conhecer o equipamento de segurança, mas de fato nasci para isso! Meu brilho nos olhos só existe com os desafios, com o desconhecido, longe da burocracia diária, dos atos repetidos, dos erros comuns.

É preciso perder as amarras do corpo, para então ceder espaço às novas experiências, tirar a roupa velha do armário, renovar o visual, as idéias, aprender e apreender novos conceitos, reciclar é preciso para manter o coração batendo, e o cérebro pensando.

Que venham os novos amigos, as novas experiências, mas que o passado esteja marcado para que eu nunca esqueça os que me apoiaram, ensinaram, sorriram, choraram e conviveram.

Que este momento de despedida do passado, seja uma grande oportunidade de chegada!

Um grande passo para um homem é dado neste momento, talvez imperceptível para a humanidade. Mas Hoje é, para mim, um dia importante.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa sorte na nova jornada!!

Marcio disse...

Primeiramente parábens pelo o alcançado....e boa sorte pela nova empreitada!

Cynthia disse...

Oie, tb achei bem interessante seu blog. Boa sorte na nova fase!