segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Crise de Sabedoria

Atualmente vivemos a comunicação pela imagem, as pessoas querem ser o que se parecem, ou são aquilo que mostram. É importante parecer rico, bonito, malhado, fashionista, inteligente, famoso, etc... mas quantos efetivamente são?

Fui professor de adolescentes por algum tempo, e nem era tão trintão assim, e nem estava em crise, mas a cada ano percebi uma leve curva descendente da ignorância da garotada. Hoje se você entrar numa sala de faculdade conceituada, com raras exceções irá ficar levemente horrorizado com a capacidade mental de cada um deles e com o seu analfabetismo funcional crônico.

Dia desses conversava com um professor de comunicação sobre esse assunto, e a conclusão que cheguei com ele é que hoje o universo da informação é tão vasto, a possibilidade de acesso amplo e irrestrito, a velocidade da comunicação enorme, e temos alguns especialistas em generalidades que não sabem absolutamente nada sobre qualquer assunto que seja. São ignorantes com conteúdo.

Esses que ainda se informam sobre tudo ainda é possível um treinamento para filtrarem a informação e se manter um mínimo de conversa de alto nível, mas e os outros que nem isso têm, e nem sempre porque não têm acesso à informação, mas não têm cérebro para trabalhar isso.

As pessoas têm preguiça de pensar. Olhe ao seu lado no trabalho, em grandes, médias ou pequenas corporações, quantas dessas pessoas realmente pensam? Quantas dessas pessoas são capazes de analisar uma situação e agirem adequadamente sem que alguém trace uma postura e dê os argumentos e passos a serem seguidas? Eu vejo muitos "macacos de auditório" que brincam diariamente de "chefe mandou", em todos os sentidos, votam em quem a TV manda, copiam o corte de cabelo da capa da revista, usam a roupa daquele artista (??) famoso do BBB... às vezes até lêem algo, mas só se for bestseller (não que sejam ruins, alguns são muito bons) e desde que não provoque muitas dúvidas!

O mundo está preguiçoso, e nossos jovens (em maioria) são verdadeiros "caymmis" de pensamento.

Fico me perguntando onde chegaremos assim! Qual o futuro de nosso país? Se tivermos sorte, essa juventude será governada por um ser pensante positivo e com visão, senão, somos capazes de termos como governante uma cópia mal acabada de Chavez, Fidel ou Hitler. Não é meu desejo, mas se pensarmos nessa crise intelectual que estamos vivendo, realmente fica complicado ser otimista e vislumbrar um futuro de discussões filosóficas profundas.

Afinal pensa cansar, e já que é para ficar cansado, me cansarei na academia ficando bem com barriga de tanquinho e cabecinha de máquina de lavar vazia!

Nenhum comentário: