quinta-feira, 24 de abril de 2008

Isabella vs. Britiney Spears

Pode parecer loucura falar delas no mesmo texto, mas estava aqui ouvindo a música nova da Britiney (a piece of me) e fiquei pensando se tudo que queremos de nossos artistas e celebridades, desejando que eles sejam tão pobres, feios e insignificantes como eles. Fazemos de suas vidas nosso espetáculo predileto, os colocamos em pedestais, que adoramos ver ruir.


O caso Isabella é extamente isso, é a nossa fome de ver a desgraça alheia, tanto da morte trágica dessa pequena criança, como jogar pedras e condenar o pai e a madrasta. Pode ser que sejam realmente culpados, ou não. Não podemos negar que a morte é trágica, mas não menos trágica do que todas as crianças que morreram de dengue no Estado do RJ, ou as que morrem de fome no País, amparado por programas ineficientes de distribuição de renda que baseiam-se exclusivamente em assistencialismo barato e eleitoreiro.A Morte da Isabella é triste, mas não menos que todos que morrem nas filas dos hospitais publicos, atendidos por profissionais mal pagos e que não têm estrutura para trabalhar. É dolorosa essa morte, mas não menos do que o assassinato que cometemos diariamente com nossas crianças sem escola descente e com uma escola precária, desestreturadas, ensinadas por professores a beira de um ataque de nervos pela impotência que sentem diante de um bandidinho armado que comanda a escola.


A Isabella é nossa celebridade da semana. O privado confundiu-se com o público e foi para a privada. Tvs, Jornais, Rádios, Internet todos ganhando audiência e dinheiro com a tragédia da nossa artista pop dessa semana e isso por conta de sua desgraça. Todos nós queremos um pedaço dela e da Britiney e de toda a desgraça que elas representam. Queremos a cantora dando vexames, se drogando e perdendo a guarda dos filhos. Queremos a morte da Isabella, queremos o terremoto no Brasil, queremos sofrer intensamente a dor dos outros, enquanto estamos confortavelmente sentados em nossos carros com ar-condionado de classe média.


Pode ser que os indiciados realmente sejam culpados, ou não. Pode ser que estejamos vivendo mais um caso "escola base", sempre, independente de quem seja o culpado, esse crime será cruel, bem como é cruel a cobertura do caso.


Todos queremos nossa parte na história, precisamos estar na capa da veja da próxima semana com a cara dos outros. Alguns especialistas dizem que toda a comoção é porque eles são classe média, e que poderia ser cada um de nós. É um crime cruel, mas não podemos nos esquecer que devemos seguir os ritos policiais e processuais, que não podemos condenar sem esses ritos, que nós, comuns do povo, também suscetíveis a essa situação e aos erros de julgamento de nossos pares, que desejam, insaciávelmente um pedaço deles e da Britney, e também dos ex-BBBs, e do Michale Jackson, Madonna, Fergie, Rodrigo Santoro e afins.

Queremos ser os inocentes e julgadores dos crimes alheios, e desejamos, em estando nessa situação, sermos absolvidos por nossos pequenos crimes.

O que podemos desejar é que sendo culpados a justiça seja feita de forma exemplar, mas que nada aconteça antes que se tenha efetivas provas contra os indiciados.

Leia os excelentes textos de Guilherme Fiuza e Alexandre Inagaki.

Nenhum comentário: