quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Crise da Culpa

E o mundo não se acabou em culpas e mais culpas!

Após ler sobre a culpa fiquei pensando no assunto e no começo até fiquei um pouco culpado por copiar o assunto, mas como não copiei o texto sem mencionar o autor... logo estou livre dessa culpa!

Culpa, bem, temos a tal culpa católica de ter tido JC crucificado em nome do perdão dos nossos pecados (mesmo os que não tivemos nenhuma culpa), temos a culpa Budista de não ter sido a reencarnação de algum Dalai, temos a culpa muçulmana de sofrer até que se provoque algo no seu inimigo e encontre o paraíso após a morte (pelo menos essa é a conotação que o Talibã dá), a culpa de mulher suar calças e dos fiéis assistirem a TV do Diabo e assim por diante em todas as manipulações possíveis que as Igrejas nos impõem.

Temos a culpa de sermos um pouco mais evoluídos socialmente (mesmo quando estamos na classe média baixa), a culpa por termos estudado a média de um país Europeu vivendo num país de média educacional da África, temos a culpa de andarmos de carro quando nosso sistema de transporte público é falho, culpa de poluírmos, culpa de gastarmos, e culpa até de amar.

Temos culpas demais a carregar em nossas costas e que são suficientes para frear nossa felicidade. Fico imaginando se todos os segredos fossem tirados da caixa de pandora, se todos os esqueletos de nossas vidas tirados dos armários de nossas vidas e jogados nas ruas das nossas amizades, será que nós sobreviveríamos à tanta verdade e tanta falta de culpa?

Já fiz isso com algumas pessoas, e mostrei alguns dos meus "esqueletos" e fui muito respeitado nisso e até me senti mais confortável em ser feliz. Me livrei de uma parte dessas culpas, mas sei que o mundo não está preparado para livrar-se dela.

Imagine se os fofoqueiros de plantão, os adoradores da infelicidade alheia não tivessem mais como culpar os outros, o que seria da própria culpa? teriam de enfrentá-las de frente.

Há culpas que nós mesmos nos impomos, mas sempre com medo de uma repreensão social que "será injusta" ao nos julgar! Se eu mudar de emprego, o que meu chefe vai achar? Se eu largar a minha esposa para viver um grande amor, o que a minha família achará? Se eu usar roupas fora de moda, o que a Gloria Kalil irá dizer no Fantástico? Se eu não souber comer com 4 tipos de garfo diferentes, o que o garçom irá deduzir? Se eu simplesmente for eu, será que Deus (qual seja a religião) irá me amar?

É muita culpa, é culpa demais!

Nenhum comentário: