segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Crise de Amor

Vejo várias pessoas com a minha idade sofrendo crises de amor. Esse tema já foi abordado aqui, discutindo sobre solteiros, casados e namorados.

Mas o que mais me surpreende é quando eu vejo pessoas sofrendo porque desejam, mesmo que inconscientemente. Alguns sofrem pois escolhem amores impossíveis, outros sofrem pois não escolhem o amor.

Simples, quantas as pessoas escolhem amores que moram longe, em cidades longes, em outros Estados, Países ou Continentes. Quantas são as pessoas que elegem esses amores apenas para culparem a distância, a grana, a crise aérea, a ANAC, o Lula e o Papa por conta de um relacionamento que não funcionou?

Ora, amores a gente não escolhe, mas com essa história de internet acabamos conhecendo pessoas de várias partes, e por não termos uma convivência diária (às vezes nem mensal) criamos uma imagem perfeita, um amor platônico intenso, mas não vivemos um amor de verdade, mas tanta gente escolhe esses amores impossíveis pois são incapazes de amar de verdade e principalmente e mais difícil, não conseguem se deixar amar.

Passei por isso, já fui buscar amores longe, amores impossíveis, já me apaixonei por um conceito.

Algumas pessoas escolhem o não amor. Como assim? Vejo pessoas escolhendo pessoas complicadas, apaixonadas por coisas diferentes, com estilos opostos, pois podem culpar a diferença racial, social, literária e musical para ocultarem o sua incapacidade de relacionamentos longos, afinal de contas um baladeiro não aguenta muito tempo de DVDs e reclusão aos sábados, e um intelectual não sobrevive a dois carnavais ao som de Ivete Sangalo por 12 horas, em pé atrás de um trio elétrico em plena Salvador no verão.

Passei por isso, já fui buscar amores diferentes, amores impossíveis, já me apaixonei pelo oposto.

Alguns escolhem a falta de amor, escolhem o sofrimento da solidão de nunca terem sido amados por ninguém. Este é um típico caso de escolha. As pessoas não se gostam mais, querem ser perfeitos, igualmente plastificados e siliconados, homens e mulheres, são incapazes de se amar pelo que são, não pelo que parecem. Quem é capaz de se deixar amar, se nem ele consegue se apaixonar por aquela pessoa que o acompanha a cada passo, com quem dorme diariamente, toma café da manhã, banha-se e que vê todos os dias com o rosto amassado, cabelo desgrenhado e sem escovar os dentes? Eu não conseguiria.

Passei por isso, já fui inacapaz de me amar, amores impossíveis, já não amei a mim.

Hoje, busco apaixonar-me pelas possibilidades concretas, pelos amores possíveis, por distâncias encurtadas por um sentimento real, mas acima de tudo, me permiti ser amado por mim mesmo, e depois disso, alguns amores possíveis começaram aparecer.

E você busca amores possíveis?

Nenhum comentário: