domingo, 18 de novembro de 2007

crise de cretinice

Minhas conversas com meus amigos tem produzidos pérolas bem interessantes. Hoje fui assistir uma pessoa do grupo "os cretinos" e conversando com ele chegamos à conclusão que todos nós somos cretinos, de vez em quando.
De acordo com o Houaiss "cretinismo" {verbete}Datação1899 cf. CF1Acepções substantivo masculino 1 Rubrica: endocrinologia, psicopatologia, psicologia clínica. perturbação grave e relativamente rara do desenvolvimento físico e intelectual devido a uma diminuição da atividade tireoidiana 2 Derivação: por metonímia. inaptidão ou incapacidade causada por esse estado 3 Derivação: por extensão de sentido. Uso: informal.comportamento comparável ao de pessoa que apresenta esta patologia; imbecilidade, idiotice, estupidez.
Resumindo, cretino é o idiota ou estúpido. Podemos ter momentos assim, ou sermos assim. Simples e objetivo. às vezes nos pegamos no meio de situações que ficamos vestificados e emburrecidos e deixamos de pensar de maneira lógica e começamos a agir como nossos ancestrais primatas, seguindo apenas a nossos instintos de sobrevivência.
Ocorre que nossos sentidos são enganados por nossas sinapses e nos confundem quando o assunto é o coração. Sim, ninguém é isento completamente de agir pela emoção, pois se assim fosse, perderíamos certos pudores de nos "magoar" e tentaríamos mais uma vez consertar aquele erro, não ficaríamos rubros quando cometemos um erro e precisamos nos retratar publicamente.
Nossa cretinice momentânea é capaz de nos deixar amarelos para o resto da vida ao invés de nos deixar vermelhos por 5 minutos. Tratamos esses 5 minutos como se fosse pior do que o resto de nossas vidas. Mas esquecemos que podemos estar perdendo nossa chance, aquela única de ser feliz.
O Carpe Diem diz que se deve aproveitar o momento, e eu acredito que isso determina transformar uma vida mais ou menos numa vida intensa, não precisa viver 30 anos em 3, tudo dentro de limites, medindo suas conseqüências, mas nunca perdendo a oportunidade de viver por medo.
Nossa cretinice momentânea é capaz de nos bloquear o "aproveitamento" de nossas vidas, e 1 segundo de decisão capaz de transformar nossas vidas em algo miserável.
Pois é... o que você fará? Ser cretino por um momento ou tentar ser feliz o resto da vida?

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU.

Vc está ficando REALMENTE bom nisso ahm?! Tô chocada duas vezes. o_O Parabéns again.