domingo, 25 de novembro de 2007

Crise de Liberdade

Algumas vezes nos pegamos a pensar em nossas vidas e tudo que reflete em nosso estilo de vida. Hoje uma das características que mais contribuem na minha vida é a liberdade, e isto no sento lato da expressão. É a liberdade de ir e vir, de mudar de emprego, de amar, de casar, de separar, etc.
Vejo algumas pessoas que perderam ou podem perder algum tipo dessas liberdades por diversas circunstâncias, pois está num país estrangeiro e sofre discriminações, o que tolhe sua escolha de emprego, ou estão em locais com revolução e perdem seu direito de ir e vir, ou que por estarem presos a sentimentos alheios ficam eternamente casados causando infelicidade a 2 pessoas pelo menos.
Eu acredito que manter uma pessoa livre para ir é exatamente o que a prende, pois se ela está ali ao teu lado é porque gosta e fica. Esse é o barato dos relacionamentos atuais, é não deixar cair na rotina, não deixar a mesmice tomar conta do dia-a-dia, pois nossa socidedade contemprânea criou homens e mulheres mais independentes e com possibilidades empregatícias a todos (claro que de acordo com as qualificações profissionais) e não prendendo ninguèm à essa independência, ninguém precisa de uma mão alheia para alimentar sua boca.
A liberdade é o que nos prende, diz uma música do Jota Quest e acredito nisso, junto com o Carpe Diem.
Outra liberdade que me preocupa é a possibilidade de perder a liberdade de ir e vir a qualquer lugar e qualquer hora. Uma capital cosmopolita como São Paulo nos permite participar de várias tribos e ir a diferentes lugares sem ser necessariamente rotulado, situação não possível em cidades menores, e isso me encanta. Essa liberdade pode ser cerceado por situações diversas, por uma guerra civil, por uma injustiça.
Tenho acompanhado dois casos desses e a possibilidade mais remota disso acontecer na vida de pessoas que sabemos não serem merecedoras desse sentimento me deixa extremamente infeliz e inseguro das nossas opções de vida, e do que podemos perder nessa vida.
Eu pergunto, quanto que a liberdade é importante para você? O que você tem feito para mantê-la?

Um comentário:

§pider disse...

Qto a importância eu não sei (mentira, eu vc sabemos disso). Mas qto à me esforçar pra mantê-la eu tenho me esforçado, e muito...