segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Crise de amor 2

Ontem vendo um programa da televisão, o ótimo Saia Justa, houve uma discussão sobre o que é o amor, se ele existe ou apenas as provas de amor.

Sem saber que Paulo Miklas do Titãs já tinha musicado o verso, sem saber que um poeta Argentino já tinha tratado do tema, sem saber da vida, já defendia isso.

Para que serve o amor se as pessoas não demonstrarem esse sentimento? Para que serve o amor se o ser amado não sabe? Qual a utilidade de um amor sem sua expressão exteriorizada? Tenho referenciais que são muito bons a demonstrações de amor.

Apesar da descendência européia, meus antescedentes sempre foram passionais, amaram em profundidade e nunca tiveram vergonha disso. Os homens da família são capazes de chorar em um comercial, nos beijamos nas faces, primos, primas, tios, sobrinhos, todos... e nunca houve sequer uma manifestação de machista dessas demonstrações.

E talvez uma raridade, só possível por meio dessas demonstrações, uma família grande que mantém o ritual de reunir a todos em volta de uma mesa no Natal. A nossa prova de amor está lá, mantendo a tradição tão prezada pelo patriarca já falecido, mas seu espírito de unidade familiar continua lá, e isso não é senão uma demonstração de amor?

Precisamos levar isso adiante, demonstrar nosso amor aos nossos parentes, aos nossos amigos, aos nossos amantes, e fazer desse sentimento nobre escondido em nossos corações uma realidade concreta.

Claro, há demonstrações de amor que nada mais são do que falácias, meios de manipulação, mas quem ama e se deixa ser amado, sente quando uma demonstração é verdadeira, e mesmo que seu coração não acelere por seu "amador", mesmo que suas faces não rubrorizem à menor mensão de seu nome ou que sua mão transpire com a sua presença, demostre seu afeto e permita ser amado, por meio de todas as demonstrações possíveis.

E sempre que possível, demonstre seu amor, ao menos um sorriso, segundo um amigo, um sorriso é capaz de melhorar o ambiente e o humor, é isso é para mim uma exteriorização do amor. O mundo com certeza será melhor. Comece sorrindo.

Smile (tradução) - Charles Chaplin

Sorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá...

Se você apenas sorri
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã


Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas...
Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...

Chorus
Se você sorri
Com seu medo e tristeza
Sorriso e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir...

Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, pra que serve o choro
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas Sorrir

Um comentário:

Anônimo disse...

"Vc sabe o que é afeto???" (Rs)

Começar sorrindo? Mas sorrir só basta ou é preciso algo mais? =/